Há cerca de um ano o Centro Social de Bairro vencia o 1º lugar do concurso Juntos pela Juventude que assinalou os 20 anos da Fundação Jumbo para a Juventude! No total, foram atribuídos 35.000 euros para construir uma Quinta Pedagógica, ou seja, um laboratório reservado à observação e à experimentação.

As crianças têm, assim, a oportunidade de “aprender fazendo”, observar e a desenvolver várias atividades de acordo com os princípios da alimentação sustentável. O objetivo deste projeto consiste em providenciar o conhecimento dos hábitos saudáveis, a descoberta das características dos alimentos e a forma de como devem ser preparados por crianças.

Em parceria com o Jumbo de Famalicão e com a colaboração estreita da Universidade do Minho têm sido desenvolvidas múltiplas atividades experimentais [ex.: “Porque cresce a massa do pão?” – confeção de pão e observação de leveduras no microscópio. Importa referir que ao longo deste ano letivo o enfoque das atividades desenvolvidas recaiu, sobretudo, na temática do açúcar (natural vs. industrial), nomeadamente no que concerne aos seus impactos na saúde.