Celebra-se hoje, dia 16 de outubro, o Dia Solidário Jumbo, nos 11 países onde a Fundação Jumbo para a Juventude está presente. Em Portugal, serão dinamizadas ações de solidariedade em todas as lojas, já que a data coincide com o Dia Mundial da Alimentação, um tema central na política de responsabilidade social da marca.

De acordo com a sua nova Visão 2025 “Auchan muda a vida”, a Auchan Retail identificou a saúde dos colaboradores, clientes e comunidade local como eixo central da sua atuação, agindo como ator responsável, militante do bom, do são e do local. A Fundação Jumbo para a Juventude, também, reorientou as suas ações para a área da saúde e boa nutrição das crianças e jovens, apoiando projetos associativos que visem melhorar a sua saúde, o seu bem-estar e seu futuro.

Para assinalar o Dia Solidário Jumbo foram criadas diversas iniciativas, nomeadamente a campanha solidária “Fruta Fresca para Todos!”, promovida pelo Clube Rik & Rok e que pretende promover o consumo de fruta em instituições locais que já foram apoiadas pela Fundação Jumbo para a Juventude. De 13 a 28 de outubro, os clientes poderão adquirir vales que equivalem a 1 kg de maçãs, 1 kg de laranjas e 1 Kg de peras. Pretende-se angariar fruta para as mais de 200 mil crianças das instituições durante um ano letivo. Também neste período, por cada 1000 partilhas do post na página oficial do facebook, o Jumbo doa 150 Kgs de fruta (50 kgs de maçãs, 50 Kgs de laranjas e 50 kgs de peras) às instituições identificadas pelas lojas.

Paralelamente, no Dia Mundial da Alimentação, o Programa Vida Saudável do Jumbo alia-se ao Dia Solidário com o objetivo de promover a realização de várias iniciativas que visam a promoção de estilos mais saudáveis. Em todas as lojas Jumbo serão desenvolvidas ações pedagógicas, sobretudo a nível alimentar, dirigidas a clientes, jovens, instituições e aos próprios colaboradores. Integram o programa, iniciativas como: degustação de espetadas de fruta, rastreios de saúde, workshops, fabrico de pão, entre muitas outras.

Serão ainda desenvolvidas, iniciativas em parceria com as instituições locais, apoiadas pela Fundação Jumbo para a Juventude, nomeadamente, visitas guiadas, ações de sensibilização, recolha de bens, ações de voluntariado, entregas de cheques simbólicos, entre muitas outras.