Vencedores 2016

Loja
Jumbo de Alfragide

Nome do projeto
Percursos Acompanhados

Nome da instituição
CooperActiva - Cooperativa de Desenvolvimento Social

Área de intervenção
Educação

Resumo
Realização de atividades lúdico-pedagógicas que pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens residentes no Bairro do Zambujal, como estratégia de “desguetização” do bairro, facilitando o acesso a bens (culturais) e serviços que fogem à realidade dos seus quotidianos. Produção e venda de artesanato como estratégia de sustentabilidade do projeto e aposta numa estratégia de empowerment, em que a autoestima, autoconfiança e noção de competência são valorizadas e trabalhadas, de modo a que possam ter reflexos positivos congruentes em outras áreas da vida destas crianças e jovens.

Montante
19000

Beneficiários/as
100

Loja
Jumbo de Alverca

Nome do projeto
Biblioteca "Mithós a ler"

Nome da instituição
Mithós-Associação de Apoio à Multideficiência

Área de intervenção
Integração

Resumo
"Equipar uma biblioteca com recursos atualizados, incluindo condições materiais e tecnologias de apoio técnico adequados às necessidades do público-alvo. Desenvolver um trabalho de capacitação para o acesso à informação e à sua transformação por todos, através de um programa de formação criado para o efeito e de atividades de mediação leitora, incluindo iniciativas de desenvolvimento de literacia, da leituras e dos hábitos de leitura, familiar e social, informacional e mediática.
Com este projeto pretende-se a adquirir equipamentos tecnológicos (braille, audiovisuais, lingua gestual portuguesa...); aumentar as publicações; realizar oficinas de mediação de leitura, cultural e artística; formar uma equipa para suporte de todo o projeto; entre outras."

Montante
19400

Beneficiários/as
150

Loja
Jumbo de Aveiro

Nome do projeto
Chez Florinhas

Nome da instituição
Florinhas do Vouga

Área de intervenção
Educação

Resumo
Promover a literacia alimentar, nutricional e ambiental das crianças e jovens e aumentar as suas "food skills" (competencias alimentares) ao nível da segurança alimentar, consumo consciente e responsável, rotulagem, preparação e confeção de alimentos saudáveis (redução da adição de sal e açúcar), através de workshops com os colaboradores da loja do jumbo de aveiro, de oficinas intergeracionais, dos Guias Jumbo e do Clube Rik&Rok. Requalificar parte das instalações do refeitório social onde irão decorrer os workshops de alimentação saudável, de modo a garantir melhores condições de segurança alimentar e conforto.

Montante
19750

Beneficiários/as
60

Loja
Jumbo de Cascais

Nome do projeto
MudArte Contra a Violência

Nome da instituição
Helpo

Área de intervenção
Educação

Resumo
A Helpo pretende dinamizar ao longo do ano letivo 2016/2017, no Bairro das Fontainhas, um projeto de educação pela arte que se foca na prevenção da violência no namoro e violência de género entre jovens do 10º ano de escolaridade. Este projeto é direcionado aos alunos do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alvide, pretendendo-se trabalhar com atividades de proximidade e atividades pontuais em grupos restritos e grupos alargados, mediante as diferentes atividades a implementar. Entre outros objetivos de intervenção, esta ação pretende aumentar a consciencialização do público-alvo relativamente à violência no namoro e violência de género em pelo menos 30%, facilitar a identificação de sinais de alerta de situações de violência no namoro e violência de género por parte do público-alvo, fornecer ferramentas que permitam ao público-alvo intervir de forma assertiva em situações de violência no namoro ou de género, entre outros. Serão utilizadas diversas ferramentas de intervenção que visam atribuir aos jovens um papel ativo e dinâmico nas suas próprias aprendizagens e descobertas, representado o teatro do oprimido uma estratégia de intervenção privilegiada neste projeto.

Montante
10753.03

Beneficiários/as
150

Loja
Jumbo de Coimbra

Nome do projeto
Coimbra Inclusiva

Nome da instituição
Liga dos Pequeninos - Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra

Área de intervenção
Saúde

Resumo
Criação de uma sala de Snoezelen (“ centro de estimulação sensorial”) no Hospital Pediátrico de Coimbra que será utilizado por todas as crianças/jovens utentes do Hospital Pediátrico, em especial pelas que são acompanhadas em consulta de medicina física e reabilitação e no centro de desenvolvimento.

Pretende-se expor as crianças/jovens a um misto de contributos terapêuticos não invasivos, melhorando os comportamentos típicos de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), promovendo a sua inclusão social. Prestará serviços de forma integrada e inter-relacionada tais como: terapia snoezelen, terapia da comunicação por transdução óssea, grupos de partilha, acompanhamento psicológico individual, psicomotricidade em ambiente snoezelen, terapia da fala em ambiente snoezelen, grupos de estimulação cognitiva e atividades socioculturais integradas. Trata-se do primeiro "centro de estimulação sensorial snoezelen" em ambiente hospitalar do país e da primeira instituição nacional a utilizar auscultadores de transdução óssea (premiados com os Bett Awards 2015) para melhoria da fala, comunicação e estimulação cerebral.

Montante
19500

Beneficiários/as
3000

Loja
Jumbo de Eiras

Nome do projeto
MataBoo

Nome da instituição
Fundação Mata do Buçaco

Área de intervenção
Educação

Resumo
Potenciar os recursos naturais da Mata Nacional do Buçaco, dirigindo-os para atividades que sensibilizem o público jovem no âmbito da educação ambiental. Dividindo-se em dois eixos - o social e o artístico - este projeto tem duas atividades distintas que reúnem a comunidade de Eiras em torno da educação ambiental e artística, tendo em conta as suas características demográficas e socioeconómicas.

1. Eixo social - criação de um espetáculo de índole artística a ser apresentado na Mata Nacional do Buçaco (MNB) que contará com a participação de jovens das diversas instituições e entidades locais que será apresentado no âmbito da segunda atividade proposta - “Mataboo”. Este eixo contará com a associação da ESCOLÍADAS - Associação Recreativa Cultural.

2. Eixo artístico ("MataBoo") - traduz-se num fim-de-semana de atividades desenvolvidas na MNB, de cariz ambiental e artístico, com o objetivo de aproximar a Loja Jumbo - Eiras e a sua comunidade dos recursos naturais da Mata, desenvolvendo uma consciência e prática ecológicas. Serão delineados dois circuitos. Os “visitantes-exploradores”, à chegada, receberão um passaporte e um mapa. Nesses circuitos, os jovens serão surpreendidos por um showcooking com produtos da Mata, um Contador de Histórias, um Concerto Musical ou um laboratório improvisado com experiências. Além disso, terão também a oportunidade de alimentar/observar espécies animais ou aprender a plantar árvores, o que ajudará à reflorestação da MNB.

A MataBoo será um evento aberto ao público em geral, pensado para famílias com crianças que possam passar um dia divertido e dinâmico na MNB. A estrutura idealizada consegue suportar até 3500 visitantes/dia. Caso esta primeira edição do projeto tenha sucesso, prevê-se a sua continuidade, apostando na geração de receita a partir da bilheteira do evento.

Montante
19945

Beneficiários/as
200000

Loja
Jumbo de Famalicão

Nome do projeto
Com(ns)ciência na Horta

Nome da instituição
Centro Social e Cultural de S. Pedro Bairro

Área de intervenção
Saúde

Resumo
Pretende-se construir, no espaço da Quinta Pedagógica, um laboratório numa estrutura pré fabricada, que seja um espaço de observação e de experimentação, complementar e consolidador de aprendizagens.

Este espaço será organizado por três partes:
1. Laboratorial - equipada com material para a realização de experiências;
2. Cozinha – promoção de conhecimentos de organização e transformação de alimentos sustentáveis;
3. Degustação - dos alimentos colhidos /cozinhados.

As crianças terão a oportunidade de observar o alimento na sua génese e de o colher para a seguir desenvolverem a atividade planeada na Oficina, segundo os princípios da alimentação sustentável. Estão previstas atividades variadas, tais como: observar e conhecer a origem dos alimentos vegetais e animais, participar na confeção sustentável dos alimentos, aprender as regras de higiene na manipulação, conhecer técnicas de conservação, entre outras.

Este projeto contempla uma vertente informativa, educativa e experimental:“A criança aprenderá fazendo”. O conhecimento e a descoberta das características dos alimentos, podem preparar as crianças para hábitos saudáveis que lhes serão úteis ao longo da vida.

Montante
15000

Beneficiários/as
540

Loja
Jumbo de Figueira da Foz

Nome do projeto
SERMARE – Sensibilizar e Educar para uma Sociedade Azul

Nome da instituição
IMAR - Instituto do Mar

Área de intervenção
Educação

Resumo
Reaproximar os jovens e as respetivas famílias ao património natural de origem, através de atividades de sensibilização ambiental e comunicação de ciência a diferentes níveis económicos e sociais. Num contexto de forte aposta da administração pública no setor económico do mar, mas fraco vínculo social e emocional aos recursos aquáticos locais, a transmissão de conhecimento científico para a camada mais jovem do concelho torna-se fulcral para o crescimento sustentável da região e para o desenvolvimento de uma “Sociedade Azul” participativa.

O projeto divide-se em três eixos de intervenção:
a) atividades em escolas públicas do concelho inseridas nas sessões “O MARE vai à Escola” (reforçar o vínculo emocional das crianças ao património natural local e promover o aumento da literacia sobre os recursos aquáticos);
b) passeios pedestres aos habitats costeiros da região inseridos nas sessões “Às voltas com o MARE” (dinamizar o ecoturismo da região);
c) atividades na loja Jumbo da Figueira da Foz inseridas nas sessões “O MARE vai à loja” (realizar atividades de sensibilização ambiental que tirem partido dos recursos em loja)

Tem como público-alvo a comunidade escolar do 1º e 2º ciclo do ensino básico do Município da Figueira da Foz.

Montante
14310

Beneficiários/as
3200

Loja
Jumbo de Gondomar

Nome do projeto
APPC Payground

Nome da instituição
APPC - Associação Paralisia Cerebral

Área de intervenção
Educação

Resumo
O APPC Playground tem como principal objetivo aumentar a qualidade de vida dos seus beneficiários diretos, com o recurso à investigação e ao desenvolvimento tecnológico, investindo num acompanhamento especializado para crianças e jovens com paralisia cerebral e multideficiência, nas áreas da educação digital e alimentar e no apoio à empregabilidade.

O projeto é constituído por 3 eixos de intervenção, nomeadamente:
1. Educação digital (serviço pós-escolar com o recurso à adaptação das tecnologias de apoio e criação de software).

2. Educação Alimentar (serviço de nutrição com a elaboração de um plano individualizado que combata um quadro de carência alimentar ou excesso de peso/obesidade e capacitação de famílias no âmbito da literacia financeira, na otimização das compras dos bens alimentares e na eficácia da gestão do orçamento familiar).

3. Apoio à Empregabilidade (desenvolver competências profissionais nos beneficiários e promover a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência).

Ambicionam ser reconhecidos como parceiros do Grupo Auchan para a área da deficiência, cujo objetivo é ter as condições para participação das crianças e jovens com paralisia cerebral e multideficiência, no Clube Rik e Rok e no Programa Alimentação Saudável.

Montante
16931.81

Beneficiários/as
3170

Loja
Jumbo de Maia

Nome do projeto
Bootcamp em empreendedorismo Social

Nome da instituição
Social Business School - Associação IES

Área de intervenção
Educação

Resumo
Este projeto visa a capacitação dos jovens para a resolução dos problemas sociais e ambientais das suas próprias comunidades e também para que adquiram as competências necessárias para a criação do seu próprio emprego. O Bootcamp irá dotar os jovens e futuros líderes de iniciativas sociais com a atitude e as ferramentas necessárias de Empreendedorismo Social de forma a aumentar o impacto social dos seus projetos. Irá promover a participação voluntária e a co-responsabilização dos jovens, bem como a procura de novas respostas, recorrendo à criatividade e à inovação, identificando potencialidades e recursos que permitam soluções inovadoras.

Trata-se de um projeto que implica 3 fases: 1)Preparação e seleção de candidaturas; 2) Realização do Bootcamp em Empreendedorismo Social e 3) Aplicação de questionário de avaliação na semana posterior à realização do Bootcamp.

Participarão nesta iniciativa jovens dos 16 aos 25 anos de idade (estudantes, jovens desempregados, filhos de colaboradores da Auchan e/ ou colaboradores, entre outros) que tenham uma ideia para um projeto com impacto social nas áreas de educação, formação de competências, cidadania e empregabilidade, ambiente, saúde.

Montante
12000

Beneficiários/as
36

Loja
Jumbo de Matosinhos

Nome do projeto
Somos Nós

Nome da instituição
Somos Nós, IPSS

Área de intervenção
Educação

Resumo
Este projeto pretende equipar uma cozinha nas instalações da instituição para realizar workshops de culinária, criar uma linha de produtos artesanais e um livro de receitas adaptadas. Estas ações serão dirigidas a jovens deficientes e não deficientes, de modo a criar oportunidade de conhecimentos e inclusão mútua. As matérias primas serão adquiridas no Jumbo de Matosinhos, na horta de Serralves e na horta pedagógica da Somos Nós. A confeção será efetuada na cozinha das instalações da Somos Nós. A distribuição dos produtos alimentares será promovida pelos parceiros e estarão à venda em eventos locais no grande Porto.

Montante
19498.9

Beneficiários/as
52

Loja
Jumbo de Portimão

Nome do projeto
Mentes empreendedoras

Nome da instituição
Associação Êxito Acessível

Área de intervenção
Educação

Resumo
O Programa Mentes Empreendedoras Leadership Fellows é uma oportunidade desafiante para jovens profissionais (sub 28 anos) inspirarem e desenvolverem líderes com impacto social, assumindo funções como Mentores de Clubes Mentes Empreendedoras em Escolas Secundárias no decorrer de um ano lectivo. Este programa prevê duas grandes atividades.

1. Mentes empreendedoras - os alunos do ensino secundário serão inspirados e apoiados a implementar ideias próprias para melhorar a comunidade e os seus resultados são potenciados para que eles sejam uma referência para si mesmo (“eu sou capaz”) e para os outros - comunidade escolar e local reconhece o seu potencial de acção e de resolução de problemas. Serão criados Clubes Mentes Empreendedoras em cada escola secundária intervencionada. Com o apoio do professor como dinamizador local, o Mentor do Jumbo integrado no Programa Mentes Empreendedoras Leadership Fellow facilita este Clube através de um ciclo de workshops mensais e de mentoria online a todas as ideias e equipas.

2. Programa LEADERSHIP FELLOWS - Programa que prevê a formação de jovens profissionais (Fellow). Estes serão os embaixadores das Mentes Empreendedoras, os responsáveis por um Clube Mentes Empreendedoras de uma Escola, os facilitadores e líderes dos workshops do Ciclo Mentes Empreendedoras, os mentores dos grupos de jovens na transformação de ideias em projetos com resultados os participantes activos nos intercâmbios de pares.

Montante
18700

Beneficiários/as
65

Loja
Jumbo de Sintra

Nome do projeto
Jardins Cool - Hortoterapia

Nome da instituição
C.E.C.D. Mira Sintra, CRL

Área de intervenção
Educação

Resumo
Este projeto constrói-se a partir da reflexão acerca da inclusão de alunos com dificuldades educativas especiais (NEE) na escola regular, com ênfase nos desafios do trabalho com a diversidade. Pretende-se encontrar formas sustentáveis de implementar novas formas de combate às variadas manifestações de exclusão no âmbito escolar. Tem como desafio tornar a manutenção de espaços verdes no contexto escolar, um fator de “inclusão” e “responsabilidade social”, permitindo que esta atividade seja realizada por pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) e simultaneamente, possa integrar alunos com NEE, aplicando os princípios da horticultura terapêutica e da horta Acessível. A experiência de 21 anos de trabalho com DID tem permitido à Curva Quatro observar a influência destas atividades na perceção da qualidade de vida e saúde mental daqueles que delas beneficiam, e a sua eficácia como coadjuvante de intervenções terapêuticas convencionais.

Esta proposta de intervenção concretiza-se através da manutenção dos espaços verdes do agrupamento de escolas Ferreiras de Castro (2 escolas), podendo alargar o seu âmbito de intervenção a outros agrupamentos de escolas do Concelho de Sintra (metodologias que derivam da horticutura terapia - Garden Therapy - ou hortoterapia).

Montante
19505

Beneficiários/as
45

Loja
Jumbo de Torres Vedras

Nome do projeto
Projeto SALTO

Nome da instituição
Centro Social Paroquial São Silvestre do Gradil - Casa Mãe do Gradil

Área de intervenção
Integração

Resumo
O projeto SALTO visa o desenvolvimento de competências empreendedoras a nível pessoal, social e profissional, de forma a contribuir para a autonomização das crianças e jovens do Lar de Infância e Juventude (LIJ) para a vida ativa. As crianças e jovens que se encontram integradas no Lar de Infância e Juventude (LIJ) foram vítimas de abusos, maus-tratos, negligência, apresentam problemas de relação com os pares e adultos cuidadores, têm problemas de aprendizagem, comportamentos violentos, problemas ao nível da saúde mental e careceram de um meio familiar contentor e seguro, sendo natural existirem sentimentos ambíguos e ambivalente.

Com o presente projeto pretende-se contribuir para a formação de 50 crianças e jovens; rentabilizar os recursos da instituição e reforçar o trabalho em parceria.

Montante
12276.82

Beneficiários/as
50

Loja
Jumbo de Vila Real

Nome do projeto
Junt@s na Prevenção da Violência

Nome da instituição
Associação Portuguesa de Apoio à Vitima

Área de intervenção
Educação

Resumo
Desenvolver ferramentas de intervenção inovadoras para a prevenção da violência contra crianças e a proteção dos direitos das crianças vítima do concelho de Vila Real. Serão realizadas as seguintes atividades:
1. Dinamização de atelier de reflexão para o 1º ciclo do ensino básico sobre representações sobre violência e sobre relações saudáveis/ não saudáveis.
2. Desenvolver uma caixa de brincadeiras e um conto sobre prevenção da violência contra crianças e os direitos das crianças vítimas.
3. Dinamização de oficinas de (in)formação para funcionários/as do Jumbo de Vila Real destinadas à sua preparação e capacitação para o envolvimento nas atividades do projeto.
4. Envolvimento do Jumbo de Vila Real nas atividades e objetivos do projeto através da preparação e apoio à criação de dia de celebração dedicado às crianças.
5. Dinamização de ateliers de prevenção com crianças do 1º ciclo do ensino básico de escolas de Vila Real.
6. Realização de oficinas de (in)formação e apresentação para profissionais de educação e/ou pais.
7. Divulgação das atividades do projeto junto da rede local e parceiros do Gabinete de Apoio à Vítima, assim como através das plataformas digitais da APAV.

Montante
19989.76

Beneficiários/as
258

Loja
Jumbo de Viseu

Nome do projeto
Buénimados-porque tristezas não levam a lugar nenhum

Nome da instituição
APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações e Desenvolvimento do Autismo

Área de intervenção
Integração

Resumo
Criação de uma residência vigiada para um grupo de adolescentes que se encontram em casa sem qualquer tipo de apoio. Este projeto prevê a seguintes atividades:
1. Equipar uma residência vigiada para jovens adultos, com domótica, através de Treinos Avatar (simulação de ambientes, conversas…) e de promoção de oficinas de capacitação (visa treinar jovens adolescentes a fazer compras, cozinhar, organizar o seu dia a dia de forma autónoma).
2. Apoiar famílias que prestam apoio direto a pessoas com PEA (através da dinamização de atividades de música, artes, ou prestando ainda pequenos serviços como a realização das compras no hipermercado).
3. Adaptar a sala de musicoterapia para sala estúdio/sala de som. Objetivo é criar um reportório musical e artes performativas especificas para este grupo.

Montante
20000

Beneficiários/as
192

*Sujeito a validação administrativa por parte da Administração de França.