A relação com a loja Jumbo de proximidade

A Fundação Jumbo para a Juventude pretende contribuir para a prosperidade económica e social local das áreas de implantação das zonas onde opera, através da promoção ativa de uma cultura de proximidade e da relação estabelecida entre as lojas Jumbo/ Pão de Açúcar e a comunidade. Com efeito, a nossa empresa incentiva a celebração de parcerias com as diversas organizações do terceiro setor a nível local. Esta relação poderá prever um conjunto variado de ações que beneficiem diretamente o público abrangido pelas organizações (por exemplo, através da angariação de produtos, da doação de excedentes alimentares ou da realização de voluntariado) ou que promovam a inclusão e desenvolvimento social e profissional de jovens (por exemplo, através da disponibilização de estágios ou da oportunidade de realizar projetos na área da distribuição).

A organização que não seja parceira poderá, no entanto, espontaneamente entrar em contacto com a loja para apresentar a sua proposta de projeto. Nesta situação, deverá, em primeiro lugar, garantir que este se enquadra na missão e objetivos da Fundação e, posteriormente, contactar o/a Diretor/a da loja. A implementação de um projeto via Fundação Jumbo para a Juventude poderá constituir, assim, o primeiro passo para a construção de uma relação que se pretende profícua e duradoura entre as partes!

Os/as beneficiários/as dos projetos apoiados

A Fundação Jumbo para a Juventude apoia projetos dirigidos a crianças e jovens dos 5 aos 25 anos provenientes das zonas de implantação das lojas Jumbo/Pão de Açúcar (lojas, direções, serviços de apoio…).

Quem se pode candidatar?

Todas as entidades nacionais legalmente constituídas e devidamente registadas, sem fins lucrativos, podem apresentar projetos à Fundação Jumbo para a Juventude. O projeto deverá ser apresentado por uma pessoa com capacidade de representação da entidade candidata.

Critérios de elegibilidade

• Beneficiários/as: incidir sobre o público jovem dos 5 aos 25 anos;
  • Eixo de intervenção: estar integrado num dos 3 eixos de trabalho da Fundação, nomeadamente, a educação, a saúde ou a integração;
  • Localidade: só serão validadas candidaturas de entidades localizadas nas áreas de influencia (concelho) das lojas Jumbo/Pão de Áçúcar;
  • Relação com a loja: envolvimento de uma loja Jumbo/Pão de Açúcar na organização nas diferentes fases do projeto, promovendo e integrando um conjunto de ações que poderão ser realizadas no contexto na própria entidade candidata, mas também, na loja que apadrinha o projeto;
  • Apoio de um/a colaborador/a do Jumbo: o projeto deve ser apoiado por um/a colaborador/a do Jumbo que assume a figura de padrinho/madrinha.

Outras informações sobre a apresentação de candidaturas

• As organizações poderão apresentar mais do que uma candidatura;
  • A candidatura deverá obrigatoriamente conter os documentos comprovativos expressos no Regulamento;
  • A entidades candidatas poderão acrescentar outros suportes que complementem ou que sustentem o projeto (exemplo, filme sobre o projeto).

Apuramento de projetos vencedores

• A loja fará a primeira seleção de projetos e envio para Comité Nacional da Fundação Jumbo para a Juventude;
  • O Comité Nacional realizará a primeira análise e triagem de projetos, tendo em conta os critérios de elegibilidade e de valorização das candidaturas;
  • Os projetos pré-selecionados serão enviados ao Júri;
  • Caberá ao Júri selecionar os projetos a apoiar financeiramente, bem como, destes, identificar os 3 vencedores de Portugal. O primeiro irá a votação internacional.

Sobre o Júri

O Júri será presidido por um elemento do Comité de Direção da Auchan Retail Portugal e composto por personalidades reconhecidas pelo trabalho e mérito nas áreas sociais, bem como, ao nível da intervenção, investigação e da comunicação.