Em 2016, a Fundação Auchan para a Juventude comemorou o seu 20º aniversário e para assinalar esta data especial criou o concurso internacional Juntos pela Juventude, que esteve em vigor nos 9 países onde se encontra presente.

Em Portugal, este concurso atribuiu mais de 300 mil euros a 16 projetos sociais de instituições/associações portuguesas sem fins lucrativos, integrados nos três grandes eixos de intervenção da Fundação (educação, saúde e integração).

Lista de projetos vencedores:

O júri composto por Fernando Nobre (Presidente da AMI), Helena Gonçalves (Docente da Católica Porto Business School), Paulo Ferreira (Jornalista) e Jorge Filipe (Diretor de Recursos Humanos da Auchan Retail Portugal), destes distinguiu, ainda, os 3 melhores projetos atribuindo-lhes uma verba adicional ao valor orçamentado:

1.º lugar – “Com(ns)ciência na Horta” (20.000€)

2.º lugar – “Somos Nós” (10.000€)

3.º lugar – “Coimbra Inclusiva” (5.000€)

A iniciativa vencedora, intitulada “Com(ns)ciência na Horta”, da responsabilidade do Centro Social e Cultural de S. Pedro Bairro e com origem na zona de influência do Jumbo de Famalicão, representou posteriormente Portugal, em França, no concurso do Groupe Auchan que reuniu os vencedores de cada um dos países a concurso.

Este projeto visou sensibilizar jovens para os riscos da obesidade infantil e incutir nas crianças hábitos alimentares saudáveis.