Projetos Vencedores 2018

Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro

Famalicão

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Da semente à saúde…" consiste em proporcionar a crianças e jovens desfavorecidos a aquisição de competências e conhecimentos que poderão usar durante toda a sua vida para melhorar hábitos de alimentação, bem como promover a saúde em atividades físicas relacionadas com a cultura de plantas medicinais e condimentares. As crianças e jovens terão a oportunidade de plantar, acompanhar o desenvolvimento, cortar, secar e embalar uma diversidade de plantas, sendo sensibilizadas para o seu uso na confeção de menus saudáveis e sustentáveis, como forma de enriquecer o seu crescimento, valorização pessoal e promoção de hábitos alimentares saudáveis. Para o efeito, o CSCSPB pretende recuperar e remodelar um edifício, criando dois espaços de trabalho para os beneficiários: i) uma sala de secagem de plantas com recurso a energia solar, e ii) uma sala de limpos para poder processar e embalar as plantas secas.

Associação Vitamimos

Sintra

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Chefs de saúde" visa intervir no meio escolar, em agrupamentos TEIP (territórios educativos de intervenção prioritária) do município de Sintra, indo ao encontro de crianças socialmente desfavorecidas, algumas delas integradas em instituições ou casas de acolhimento e a frequentar estes estabelecimentos de ensino. A iniciativa Chefs de Saúde pretende motivar as crianças para a adoção de uma alimentação saudável, capacitando-as para a preparação de snacks e receitas saudáveis e visa sensibilizar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis. Em sala de aula, nutricionistas dinamizarão sessões de educação alimentar com caráter prático, incluindo culinária saudável, complementando a tradicional abordagem teórica da temática. A intervenção prolonga-se para além do que acontece no momento da atividade: as crianças são convidadas a realizar várias missões que conduzirão à adoção de comportamentos salutogénicos e que permitirão criar hábitos que os acompanharão na vida adulta. Nesta iniciativa é dado às crianças o papel principal responsabilizando-as para o seu projeto de vida saudável. Através da capacitação as crianças tornar-se-ão os agentes da mudança comportamental, sendo objetivo deste projeto informar e sensibilizar 600 crianças do 1º ciclo de escolas públicas do município de Sintra, aumentar o consumo de hortofrutícolas em pelo menos 60% dos beneficiários e capacitar para a preparação de duas receitas simples e saudáveis.

10.526€

Liga dos Pequeninos - Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra

Coimbra

RESUMO DO PROJETO
O projeto “ABC da Alimentação” pretende aumentar as “food skills” (competências alimentares) das crianças/jovens e suas famílias, com idades entre os 8 e 14 anos, que são acompanhadas na consulta de nutrição do Hospital Pediátrico, através da disponibilização de informação sobre saúde e nutrição. As crianças/jovens que são seguidas nesta consulta terão à sua disposição um livro, informativo e lúdico-pedagógico, que congrega um vasto conjunto de informação, que permitirá aos utentes e suas famílias adotarem estilos de vida saudáveis e, desta forma prevenirem doenças crónicas. Neste livro será integrada uma parte lúdica, de forma a que seja mais atrativo e que possa cativar as crianças e jovens para aderirem a comportamentos salutares.

APPACDM de Évora

Évora

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Troquei de cadeira" pretende dotar um espaço com equipamentos para a prática desportiva (ex.: cadeira de remo; boccia; etc.), dirigida a crianças e jovens com deficiência, por forma a promover o seu bemestar e criar hábitos de atividade física. Procura, em primeira instância, a prática de modalidades desportivas adaptadas e direcionadas para os clientes com condições de saúde mais graves (motores e cognitivos), acreditando que "trocar de cadeira semanalmente" pode ser positivo e até saudável quando aliado à prática desportiva de forma concertada e devidamente acompanhada. “Troquei de cadeira” sugere que estes clientes possam trocar a cadeira da sala de atividades pela cadeira do remo ou de boccia, colocando-os em igualdade de circunstâncias com os outros colegas que já praticam estas modalidades.

Somos Nós

Matosinhos

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Mãos à horta e mais saúde" tem por objetivo a construção de um jardim/horta e a dinamização de atividades de horticultura, estimulando as perceções sensoriais, diversificando as atividades ocupacionais, cultivando produtos frescos através de cultura biológica, proporcionando a qualificação certificada de Operador de Jardinagem e promovendo a sustentabilidade do projeto por intermédio da criação de uma horta comunitária. No decorrer do projeto serão dinamizadas práticas agrícolas de horticultura, de capacitação em alimentação saudável, de educação, de confeção de alimentos com o uso de hortofrutícolas na Somos Nós e de usufruto comunitário de produtos hortofrutícolas frescos. É privilegiada a produção biológica e o cultivo de várias espécies vegetais (hortícolas, fruteiras, aromáticas, medicinais e flores comestíveis). Pretende-se difundir uma cultura de tolerância à deficiência, aumentar o reconhecimento das capacidades e das características do deficiente mental (comunicação sem filtros, perceber o que os outros sentem e mostrar empatia, afetividade, vontade de ser capaz, sempre divertido) que possam ter um impacto positivo na sociedade.

Nutrição

11.993,70€

Centro Social e Paroquial Cristo Rei

Serviços de apoio

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Saúde e nutrição saudável" compromete-se a incentivar e promover boas práticas alimentares e nutricionais que englobem uma capacitação e envolvimento da família das crianças utentes do CSPCR e da própria comunidade, através da criação de um série de 3 a 5 vídeos e livro digital, com receitas low cost, nutritivas, saudáveis com de várias origens étnicas onde participam. Também no âmbito do desporto, tentará promover a criação de oportunidades para as crianças praticarem desporto (Judo, Futebol, Ginástica, Surf, outros) de forma contínua durante o ano, complementando com a nutrição saudável e garantindo bons indicadores de saúde e motivação para o sucesso escolar (desporto inclusivo). Paralelamente, serão disponibilizadas consultas médicas generalistas, focadas nas principais áreas do desenvolvimento das crianças e jovens: pediatria, oftalmologia, estomatologia entre outras de acordo com as necessidades. Mas, para além da vertente da saúde física, o projeto procura também trabalhar o eixo da saúde mental através de consultas de psicologia e pedopsiquiatria. Por fim, propõe-se ainda a dinamizar visitas de estudo a espaços e projetos que trabalham inovação social no âmbito da nutrição em idade escolar (Vitamimos), Saúde infantil (Terra dos Sonhos e Vitamina P), etc..

11.800€

CAID - Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente

Santo Tirso

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Adapt@horta" pretende criar alternativas ocupacionais válidas que possam ser incluídas nas rotinas dos utentes e crianças que diariamente recorrem aos serviços da CAID, com o objetivo terapêutico e de reabilitação, para melhoria de competências de desempenho em várias áreas de atuação, tais como: • Nutrição e hábitos alimentares; • Destreza manual; • Sensibilização motora; • Flexibilidade física; • Memorização e perceção visual. O objetivo deste projeto é de utilizar a jardinagem e a horticultura na reabilitação de utentes e crianças com deficiência e/ou incapacidades que frequentam as diferentes respostas da Instituição, incutindo-lhes conhecimentos de nutrição para a criação de hábitos de vida saudáveis tais como a convivência com a natureza e o contacto com alimentos saudáveis, de modo a motivar naturalmente a realização de exercício físico e a aceitação de hortícolas e aromáticas na alimentação, em detrimento de produtos mais desfavoráveis à saúde e maior consumo de sal. Para o efeito será ampliada a horta terapêutica da instituição e criado um ginásio no seu jardim com alguns equipamentos de fitness de exterior, fomentando assim a realização de atividades desportivas.

APSD - Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento

Alfragide

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Moove-te com peso e medidas" visa sensibilizar e informar crianças/jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, a frequentarem as escolas que servem os bairros sociais do Alto dos Barronhos, Outurela/Portela, Encosta da Portela, S. Marçal e Páteo dos Cavaleiros, em Carnaxide, para a importância do desenvolvimento de um modo de vida saudável. Para o efeito, a APSD propõe-se a conceber um programa específico dirigido a jovens diagnosticados com excesso de peso – Programa MOOVE-TE - que contemplará consultas de nutrição e de psicologia com periodicidade quinzenal para acompanhamento dos jovens, durante um período de 6 meses. No decorrer deste projeto serão ainda realizados workshops sobre temáticas como a alimentação saudável, a nutrição, os hábitos de higiene, a prevenção de comportamentos de risco (álcool, substâncias aditivas, videojogos, etc.), as mudanças do corpo na adolescência, a prática de exercício físico e a motivação para a mudança. Serão ainda dinamizadas sessões de divulgação na área do desporto, da saúde e do bem-estar.

CEPAC

My Auchan Duque D’Ávila

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Saber mais, comer melhor" visa a obtenção dos seguintes resultados: 1. Reforço alimentar do cabaz alimentar, com produtos frescos, para os agregados familiares com menores a cargo; 2. Redução do “desperdício” em valor social para agregados familiares imigrantes vulneráveis; 3. Capacitação dos utentes para a preparação e confeção de produtos alimentares; 4. Melhoria da qualidade de vida por via de alterações alimentares dos agregados familiares; 5. Sensibilização dos clientes da loja My Auchan Duque D´Ávila e demais comunidade local, para a alimentação e estilos de vida saudável; 6. Dignificação do conceito de doação de alimentos e melhoria da satisfação dos utentes do Banco Alimentar do CEPAC; 7. Troca de conhecimentos entre colaboradores CEPAC e My Auchan; 8. Reforço da responsabilidade social da empresa e envolvimento dos seus colaboradores em projetos de voluntariado.

Nutrição

11.893,49€

Casa dos Rapazes

Cascais

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Horta em casa" visa a criação de uma horta vertical e tradicional para os utentes da Casa dos Rapazes, por forma a promover a aprendizagem acerca de alguns dos alimentos que ingerem na sua alimentação, a consciencializá-los para boas práticas alimentares e a ocuparem o seu tempo longe de écrans e outras tecnologias. Os beneficiários do projeto serão não só os rapazes institucionalizados na Casa dos Rapazes, mas também as suas famílias, na medida em que nos fins de semana em que os rapazes de famílias mais carenciadas vão a casa, levarão um cabaz de alimentos produzidos na horta. Este projeto envolverá ainda atividades como sejam aulas de técnicas agrícolas biológicas e, após a 1ª colheita, será feito o convite a chefs de renome para virem cozinhar refeições saudáveis com os utentes da instituição.

6.580€

Lar de Crianças Bom Samaritano

Portimão

RESUMO DO PROJETO
O projeto "Nutrição divertida e prática“ tem por objetivo sensibilizar crianças/adolescentes para que reflitam sobre seus hábitos alimentares bem como o seu impacto na saúde. De igual modo visa promover a atividade física, para que tenham um crescimento saudável, estabelecendo padrões de vida saudáveis, trazendo benefícios na vida adulta. Por fim, é também propósito deste projeto criar os meios necessários na instituição de modo a que as crianças possam usufruir das suas refeições num ambiente agradável e descontraído, assim como, incentivar as boas práticas de higiene e confeções saudáveis. Este projeto será dividido em 5 Fases: Fase 1: Ação Ambiental – Criação de uma Horta Sustentável; Fase 2: Ação Culinária - Criação de Pratos Saudáveis; Fase 3: Ação na Instituição - Alterações nos espaços de manuseamento de alimentos; Fase 4: Ação Didática – Criação de um livro de receitas; Fase 5: Ação pedagógica – Workshops de Nutrição.